Surgimento e cura das doenças

Diante da vida agitada aliada ao sedentarismo, estresse cotidiano, poluição e maus hábitos alimentares, a sociedade brasileira se depara, atualmente, com uma série de doenças. De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, doença é a “denominação genérica de qualquer desvio do estado normal”. Ou seja, é considerada uma enfermidade toda alteração biológica do estado de saúde de um indivíduo.

Segundo Bert Hellinger, a doença no corpo físico encontra-se no fim de uma cadeia, pois ela começa na alma e é da alma que vêm os movimentos do amor que levam o ser às pessoas doentes, que desejam se vincular a elas. Dessa maneira, é preciso considerar que a alma coletiva se movimenta dentro de um determinado campo espiritual, que possui um sistema de crenças e está a serviço da união de seus membros. Sendo assim, se existe nesse meio coletivo o amor que adoece, também existe o amor que cura.

No livro A Cura, Hellinger explica que todos os indivíduos nascem no interior de uma alma coletiva, em um campo espiritual, partilhado pelos membros da família. Essa alma vai além dos limites do corpo, ligando-os de forma profunda a todos os que pertencem a ela. Por exemplo, o povo do qual se faz parte, com seu destino, a sua religião e a sua cultura em comum. Todos com seu destino especial e seu passado em comum, bem como suas doenças especiais. Dessa maneira, todo esse sistema exerce influência sobre a saúde e as doenças, bem como sobre as circunstâncias que suportam ou ameaçam a vida.

Outra desordem que, em diversos aspectos, torna um indivíduo doente e também constitui, de outras formas, obstáculos ao sucesso na vida, é a violação da hierarquia do antes e depois. Ou seja, um filho primogênito tem precedência em relação ao segundo, independentemente do sexo. Mas, quando isso não acontece e um indivíduo que veio depois assume, arrogantemente, algo por alguém que já estava lá antes dele, aí se instala o emaranhamento, que pode adoecer as pessoas ou levá-las à morte, sem que estejam conscientes dessa possibilidade.

Além disso, a necessidade de pertencimento à família ou grupo, identificada pela constelação, justifica a necessidade instintiva de compensação do indivíduo, o que também leva a alma a doenças e até à morte prematura. Ao dar algo de mesmo valor a alguém que lhe deu algo, a pessoa sente-se aliviada, visto que antes sentia-se em débito perante o outro. Depois, ela passa a ter a consciência aliviada e livre de uma obrigação. No entanto, essa necessidade pode fazer com que o indivíduo adoeça a si e aos outros. Para que isso seja evitado, Hellinger explica que é preciso deixar para trás as distinções tradicionais entre o bom e o mau e, consequentemente, as distinções entre a vida e a morte.

Sendo assim, se a doença é pesada para o corpo, a saúde pode ser experimentada como serena e leve. Conforme defende Hellinger, ao contrário da doença, que atrai para baixo, a saúde atrai para cima. Se a saúde possui algo de aéreo e leve, o pesquisador acredita, ainda, que ela venha do espírito. Desse modo, sendo um movimento do espírito, ninguém a pode oprimir ou atrair para baixo. Cada um tem a escolha de, ao invés de se deixar atrair para baixo, permitir a atração para cima, para a região do espírito.



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