O corpo reflete aquilo que vem de dentro

Você já parou para pensar o que as enxaquecas, dores de cabeça, nas costas ou na coluna querem dizer? O corpo manifesta aquilo que está mal resolvido dentro de nós mesmos e, na maioria das vezes, ignoramos esses sentimentos. Como consequência, os centros de energia vital (chakras) trabalham com mais intensidade para manter-nos equilibrados. Desta maneira, se não cuidamos corretamente dessas regiões, o corpo transparece os desequilíbrios em forma de doenças.

Segundo a terapeuta do Núcleo de Terapias Holísticas e Sistêmicas, Gabrielle Viana, as emoções, sentimentos e pensamentos têm uma relação de sustentação e influência direta em nossa saúde física e as terapias holísticas vêm se transformando em uma opção para sanar esse problema. O termo “holístico”, do grego holus, significa todo, inteiro. Desse modo, o indivíduo é tratado de forma global, considerando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético.

Ao interligar corpo, mente e alma, as terapias holísticas consideram todos esses elementos, concentrando-se nas causas das doenças, e não apenas nos seus sintomas. Seu objetivo é estimular no próprio indivíduo os recursos necessários para alcançar a realização por meio do despertar da consciência. “Uma vez desperto, ele encontrará meios de enfrentar seus problemas de forma harmoniosa”, diz Gabriele.

Cura pela imposição das mãos

Mais difundido, hoje em dia, o reiki é uma técnica japonesa que tem como propósito reduzir o estresse e promover a cura das doenças. Gabrielle explica, ainda, que através da imposição de mãos nos chakras, o Reiki desfaz bloqueios dos canais elétricos do corpo, promovendo intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico. “No relaxamento, o paciente diminui a tensão e a fadiga muscular, proporcionando, assim, a melhora de dores musculares e até de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de comprimidos analgésicos, por exemplo”.

Além do reiki, técnicas como o magnified healing - método de cura que utiliza a geometria sagrada, respiração e afirmações -, a terapia floral, a programação neurolinguística e o ThetaHealing - que permite ao indivíduo a identificação e liberação de crenças e padrões limitantes -, também são bastante indicadas para evitar as doenças e reequilibrar as energias.

Confira as dicas da terapeuta holística do NTHS para que os cuidados com a saúde sejam feitos de dentro para fora e as doenças afastadas, de uma vez por todas, da mente e do corpo.

  • Evite pensamentos negativos.

Ao nos conectarmos com esses pensamentos de forma excessiva, entramos numa frequência baixa e com isso temos alguns sintomas como cansaço, fadiga e insônia.

  • Mude seu sistema de crenças.

Todos nós carregamos crenças ao longo da vida que nos limitam. Podemos mudar nossa forma de ver o mundo e ter uma vida mais plena e saudável.

  • Cuide do corpo de forma integral.

Muitas pessoas focam apenas no cuidado com o corpo físico. No entanto, é preciso cuidar da mente e do espírito, para se ter uma vida mais saudável. A meditação é uma ótima forma de nos conectarmos com nosso ser divino e nos mantermos serenos.

  • Evite se comparar com os outros.

Como seres únicos, devemos olhar para nossa individualidade e procurarmos aquilo que nos faz feliz. Sair do piloto automático e parar de fazer o que “todo mundo” está fazendo é uma ótima opção.

  • Descubra seu propósito de vida.

Esse é um dos maiores desafios, principalmente nos últimos tempos. Descobrir o que viemos fazer, quais são nossos talentos e buscar um trabalho que seja prazeroso e leve. Uma dica é: se está pesado demais, não estamos no nosso lugar!



top